[Roteiro Gastronômico] MITTS COFFEE STAND (Nagoya)




Há algum tempo eu sigo no Instagram o site JAPAN COFFEE MAP by ABC Coffee Club, que traz um pouco de outras cafeterias no Japão. Embora a maioria das cafeterias fica concentrada na região de Kanto (aka Tóquio, Kanagawa e Chiba, os mais lembrados), pesquisando por província, dá pra encontrar em outros lugares.





Pois bem: agora que estou morando a menos de 10 minutos (de trem) de Nagoya, eu teria que explorar mais o roteiro gastronômico da região pra não passar vergonha (mais do que já passo, porque até hoje não comi o famoso misokatsu e nem as famigeradas asinhas de frango do saudoso Yama-chan - se bem que eu não sou chegada a asa de frango). O que acontece quando coincidem dia de pagamento + dia de folga = bater perna em Nagoya. Só que acabo indo quase sempre nos mesmos lugares, ou seja - Sakae, Osu Kannon e Yabacho. E procurar algum lugar diferente que é bom, né...

Pois bem: alguns meses atrás, resolvi procurar alguma cafeteria diferente, sem ser o da sereia e similares, porque esses a gente encontra em qualquer lugar, ou quase. Apesar de eu ter comprado o guia publicado pelo Pia Mook, o "NAGOYA CAFE BOOK + Bread/Sweets", que traz quase uma centena de cafeterias - ou lugares que servem café - na capital e arredores.


Um domingo que folguei, resolvi procurar o MITTS COFFEE STAND, cujo site eu encontrei no ABC Coffee. Embora eu tivesse demorado um tempo pra encontrar o local (mesmo usando o Google Map, mas a usuária...). Indo pela saída 1 do metrô Fushimi (linhas Higashiyama e Tsurumai), ou saída 6 da estação Marunouchi da linha Sakuradoori,  descer um quarteirão e virar a esquerda e seguir adiante. Pra constar: a rua quase nem tem movimento, nem comércio popular, talvez algumas lojinhas de bairro.



A cafeteria fica quase numa esquina, no primeiro andar de um prédio. A entrada é estreita, com o balcão de lanches, a cozinha e uma banquinha de verduras e legumes orgânicos. Você pode escolher para apreciar o lanchinho: a bancada onde tem tomada para conectar seu celular/notebook ou as tradicionais mesas com cadeiras. Tudo "ornando", vamos dizer assim, porque lugar cool mas simples, nada combina (do tipo: as mesas podem ser todas iguais, mas as cadeiras são de modelos diferentes, acho que vou fazer isso em casa).

Os cafés são preparados seguindo três princípios: qualidade dos grãos; uso de uma máquina de café espresso de renome e drip coffee feito por um dos melhores equipamentos. Podem achar estranho, mas tudo isso reflete na qualidade da bebida.



Claro que como toda cafeteria, sempre tem os tradicionais drip coffee, espresso, café com leite. Mas alguns incluem chocolate e mocha (café e chocolate). E raramente encontro lugares que sirvam chai latte, bebida que eu adoro em qualquer época do ano (experimentei em quatro lugares, o melhor, acreditem, foi na rede Dean and Deluca). Mas a parte de lanches, eles variam um pouco.



O pão que utilizam para os lanches, é feito no próprio estabelecimento. Ou seja: de forma bem caseira e artesanal. Assim como os muffins, o quiche loraine e cheesecake. Muitos dirão "ah, mas aí sai caro", mas estabelecimentos locais a gente tem que pensar no seguinte: imagine o trabalho que as pessoas que ali trabalham não se dedicam para fazerem o serviço bem feito para os clientes sairem satisfeitos. Por isso que muitas vezes eu costumo ir mesmo em estabelecimentos de bairro para estimular os comerciantes locais.


As vezes, esses estabelecimentos costumam fazer o "combo do dia", que seria café + lanche = precinho módico, mas muitas vezes eu quero algo diferente, e até prefiro pagar um pouquinho a mais para experimentar. Só que neste dia, no MITTS, resolvi pegar o combo do dia - sanduíche a sua escolha + café com leite + salada.



Eu poderia escolher o com abacate com ovo mexido, presunto com queijo camembert ou mozzarela com tomate. Como eu não sou muito fã de abacate, escolhi o mozzarela com tomate. A salada seria bem simples, mas bem saudável e o cafe latte... encorpado e cremoso. Nem falo de adoçar, porque quem me conhece, eu não costumo adoçar café ou chá preto.



Decoration latte é muito amor minha gente! ♥

MITTS COFFEE STAND: site aqui.

JAPAN COFFEE MAP by ABC Coffee Club: http://map.abccoffee.co/

Fotos: da autora, exceto fotos 4, 5 e 6 que são do ameba blog.

Comments