A Lenda dos Coelhos na Lua



Quando eu era criança, minha família costumava contar que na lua moravam dois coelhos que faziam mochi, e que dava para ver quando era lua cheia, em outubro mais ou menos. O tempo passou, e eu fiquei até então sem conhecer a história (apanha).

Daí que ontem no Doodle do Google Japan tinha a imagem dos coelhos na lua, e com direito a mochi, não deu outra e fui pesquisar.

Resumindo: a lenda dos coelhos na lua, tem muitas versões, mas talvez a mais conhecida seria de que quatro animais haviam salvado um velho - uma raposa, uma lontra, um macaco e um coelho - e ofereceram comida. Só que o coelho não tinha o que oferecer comida e se sacrificou, assim sua carne serviria para saciar a fome do velho. Mas na verdade, o velho era uma divindade, e, comovido pelo ato do coelho, desenhou a imagem do animal na lua.

Dizem que na primeira semana de outubro, em dia de lua cheia, daria para ver a imagem que lembra um coelho, e na Asia,  é comum fazer o tsukimi ou "ver a lua".

O que eu lembro sobre coelhos na lua fazendo mochi, seria em Sailor Moon, cuja protagonista, Usagi Tsukino (no Brasil, virou Serena), se traduzir ao pé da letra, significa "coelho da lua".

Seja como for, admirar a lua em dia de lua cheia, seria uma das formas da gente esquecer o quanto a vida anda difícil e pensar em coisas boas.


Ilustrações: @yama_nn0509y via twitter.

Comments