Feriados e Fase Workaholic



Normalmente, quando no calendário tem alguns dias aleatórios em vermelho (sem ser o domingo), entendemos que tem um feriado de comemoração de algo. Mas nem sempre o calendário do trabalho é o mesmo do calendário que estamos habituados.

Desde que eu me conheço por gente, especialmente desde que estou morando no Japão, foram raras as vezes que folguei no feriado, Golden Week, Obon Yasumi. Mas final de ano era sagrado, mesmo sendo cinco dias (tem gente que consegue dez dias, mas seria outra história).

Muitas vezes fico pensando sobre trabalhar nos feriados nacionais, muito embora ganhe uns trocos a mais, mas sobre minha saúde. Afinal, já passei dos 45 do segundo tempo.

Eu já fiz algumas vezes, aceitar trabalhar nos feriados e domingos. Não porque fui forçada, mas por livre e espontânea vontade. Mas confesso que fui trabalhar pra fugir de compromisso que não estava a fim de ir, mesmo sendo chamada de doida varrida pra baixo, se me entendem. Como depois consigo levar a semana até minha próxima folga? Tentar levar a vida mais tranquila possível, ler algum livro, assistir a um filme, dorama, que seja (estudar japonês que é bom...), até comer algo tido com saudável (estes dias aí, acabei com um pote de sorvete. Quase meio litro sozinha). E boa noite de sono.

Confesso que depois que voltei ao horário normal, minha qualidade de vida melhorou. Ao menos não acordo no meio do sono. Consigo comer melhor, assistir meus programas favoritos, fazer as coisas que eu mais gosto... Mesmo com esse tempo que ultimamente anda curto, mas a gente tenta dar um jeito. Basta eu parar de procrastinar (vide a postagem anterior).

Quem vê, pensa que eu só me concentro em trabalho, trabalho e trabalho. Quando a situação aperta, a gente tem que apelar, mas eu tento tomar cuidado com minha saúde (para não dar voadoras em algumas pessoas no meu ambiente de trabalho, porque a pior coisa é mexer numa pessoa que ficou sei lá quantos dias trabalhando direto e pode estar uma pilha de nervos). Eu tento me concentrar e muitas vezes, para esquecer os problemas internos e externos, até já fiquei lembrando episódio de Arashi no Shukudai-kun, aquele que o barco sempre afunda ao som de "Umi sono ai". Parece estranho, mas pra mim funciona.

Claro que nos meus dias de folga eu saio pra me distrair, como viajar e ir nos eventos que adoro. Embora neste mês nem deu pra ir no Comic City Spark (o evento de outono), novembro em diante eu tirarei o atraso. Até mesmo indo em shows (um já garanti, faltam dois e serão daqueles "a espera de um milagre"), cinema (em um mês fui duas vezes) e passeios aleatórios com azamiga.

Mas sei que existem pessoas que são muito mais workaholic do que eu, ao ponto de morrerem de tanto trabalhar. Nunca cheguei a esse ponto, o máximo foram duas semanas sem folga - na véspera da minha folga só meu corpo estava indo trabalhar, porque a alma...

Não me preocupo com essa minha fase workaholic porque sei que é temporário, e depois terei a merecida folga. Mas, para isso, terei que manter a cabeça no lugar e a mente despreocupada, sem me estressar, esquecer os problemas e não ligar para terceiros.

Isso se ninguém vier me torrar a paciência antes...

Foto: da autora, via celular, nada a ver com o tema. De novo.

Comments

  1. Olá, a forma como os feriados funcionam aí, pra mim é um grande mistério! Trabalhar a mais às vezes é necessário, e não há nada de mal quando, após, vem uma boa recompensa, mas por favor, cuide da sua saúde mental, física e espiritual. E que bom que você está se acertando com a sua rotina! Na minha opinião a chave para uma vida equilibrada é ORGANIZAÇÃO. Pense nisso kkk
    Abraços, esse é meu novo blog:
    https://alegoriaprimavera.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Raiany, obrigada pela visita!
      Pra falar a verdade, nem eu entendo bem as coisas como funcionam aqui e olha que estou morando no Japão quase duas décadas, mas procuro não me preocupar com outras coisas, somente com minha saúde.

      Agora quanto a organização, ne... ^^

      Delete
  2. Hoe, Kiyomi-chan! Tudo bem? :)

    Estou muito feliz por você ter conseguido voltar a um horário de trabalho mais digno! ♥ Tenho a noção de que a sua jornada ainda é cansativa por si só, mas é muito bom saber que tem um fator a menos para prejudicar a sua qualidade de vida. A prioridade tem de ser a sua saúde!

    Considerando os poucos feriados japoneses, até entendo o fato de seus colegas estranharem seu empenho e ainda tem um fator que a gente aqui no ocidente não assimila muito bem, mas acho que pesa aí aquela "consciência coletiva", né? "Fulano está fazendo zangyou, todo mundo deveria também" - não rola algo assim?

    Ah, não quero passar pano para o pessoal que te chateia, apenas rolou uma curiosidade legítima, tá bom? Longe de mim, porque de gente enchendo o saco, o mundo está saturado já, haha!

    Acho que o importante é que você está conseguindo buscar um equilíbrio entre o trabalho e o tempo livre. Nem sempre somos vitoriosos nessa busca, mas está tudo bem, viu, Kiyomi-chan? Seja gentil consigo mesma que está tudo certo ♥

    (E sim, estou também tentando internalizar tudo que estou falando pra ti ^^")

    Beijos, flor~

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oha, Karupin!

      Desde que eu voltei ao horário normal, confesso que melhorei muito até no trabalho hahahaha mas o problema está sendo recente com gente que ao invés de ajudar, atrapalha. Mas deixo pra lá.

      Na verdade, sobre a gente fazer zangyou, vai da necessidade de cada um. Tem gente que vai mesmo porque precisa de alguns trocos a mais, outros pra ajudar, porque depois a cota cai e podemos correr o risco de passar dias em casa.

      Eu ainda consigo ter algo pra me distrair, porque nas horas vagas a gente tem que relaxar a mente e desacelerar, seja lendo um livro, meditando e até revendo Shukudai-kun.

      Mas pode deixar que eu estou me cuidando internamente!

      Beijao! :3

      Delete

Post a Comment